Aprendiz de Crocheteira: uma breve história de amor

Nunca imaginei isso, me apaixonar novamente. Tudo começou quando vi aquela foto…como poderia existir uma coisa tão linda e delicada! Era início de fevereiro, na semana anterior ao Carnaval. Fiquei encantada e quis me apoderar daquela verdadeira obra de arte. Aquele chapeuzinho de crochê mudou a minha vida.

Comecei uma busca frenética para aprender a produzir coisas belas como aquela. Engraçado que nunca havia pensado nisso, mesmo tendo avós que eram verdadeiras crocheteiras. Na verdade, o trabalho manual nunca foi o foco da minha educação, e o crochê, em particular, sempre foi considerado coisa de vovozinha. Que bobagem! Quantos anos perdidos! Mas nunca é tarde para começar, não é mesmo?

Depois de procurar, sem sucesso, por aulas de crochê busquei socorro com a sogra, artista talentosa que me ensinou o ponto mais básico, a corrente. Segui à risca suas orientações: “faça correntinhas até que se sinta confortável”. Em casa, já com linhas, agulhas e algumas revistas antigas doadas por ela comecei meu treinamento. O primeiro problema foi lembrar de como fazer o nó inicial. Meu Deus! Como iniciaria se nem conseguia fazer o nó? Vinte minutos depois, o nó estava feito e cinco metros de correntinhas já me deixavam mais confortável.

Agora, era só começar! Mas por onde? Internet. Você digita crochê e crochet, e se depara com um mundo de possibilidades infinitas. Existem muitas informações, tutoriais em vídeo e escritos, aulas sobre tudo em crochê, sites com várias receitas com diferentes níveis de dificuldade; o que fazer diante de tantas informações? Organização, palavra que eu adoro como toda boa virginiana. E lembre-se, amiga crocheteira ou amigo crocheteiro (por que não?), você só precisa de determinação e uma dose de paciência. Não desanime com as dificuldades, pois, uma vez vencidas, o resultado será só encantamento!

10982481_10204689657974081_1154543786777569045_nPrimeira correntinha. A primeira de muitas!

netinhaMeu objeto de desejo. Amor à primeira vista.