COMEÇAR PELO COMEÇO

Meu lema sempre foi “começar pelo começo”. Daí, vou praticando e me aprimorando até me sentir à vontade para novos voos. Às vezes, muito raramente, me desvio desta regrinha e fico um pouco mais ousada, coisa muito difícil para uma virginiana, por isso, acredito que deva ser influência do meu ascendente, Aquário.

Então, como comecei? Segui os conselhos de várias crocheteiras experientes que dizem para utilizarmos linhas mais grossas de cores claras para facilitar a visualização dos pontos. Fui no armarinho e comprei um novelo de lã, que, na verdade, não era lã, mas acrílico. Andei pesquisando e vi que normalmente é assim, acrílico ou uma combinação de fios, por exemplo, 70% acrílico e 30% lã. Os rótulos trazem muitas informações e normalmente me preocupo com o tamanho sugerido da agulha, comprimento e peso da linha, pois, normalmente são orientações que vêm nas receitas.

Enquanto procurava algo fácil para fazer, com os pontos que havia aprendido, minha filha me pediu um gorro. Pois é, meu lema foi por água abaixo. Resolvi tentar e ver se conseguiria fazer um gorro, pois, acreditava que gorro seria um feito só para os estágios mais avançados. Achei um tutorial no youtube e fui em frente com minha linha Família da Pinguin e minha agulhinha 3 mm. Não é que saiu um gorro? Meio troncho, é verdade, mas lá estava ele, meu primeiro gorrinho! Tudo bem se estava cheio de falhas com espaços bastante desiguais porque ainda não sabia finalizar, e tudo bem se quando coloquei na cabeça parecia uma camisinha…O importante foi que eu consegui!

IMG_2195

Primeiro gorro!

Agora que já sabia que conseguiria fazer um gorro, voltei para o meu lema e comecei pelo começo. Procurei uma receita com os pontos que já sabia. Possibilidades infinitas. Fui ver os projetos guardados no meu Pinterest e escolhi um que me pareceu bem de acordo com meu nível de iniciante.

Encontrei num site americano a receita de uma gola de crochê com vídeo para acompanhar a execução. Se você domina a língua inglesa, verá que seu leque de possibilidades se ampliará imensamente.

Aqui vai a receita traduzida da minha primeira peça de verdade. Não tinha nem a linha nem a agulha necessárias para fazer a receita como indicada, portanto, tive que adaptar e trabalhar com o que tinha naquele momento.

Material:

  • Agulha de crochê 9.0 mm (usei agulha 5 mm)
  • Um novelo Lion Brand Wool Ease Thick and Quick (usei um novelo Família da Pinguim, a linha da receita é bem mais grossa)
  • Agulha de tapeçaria para acabamento juntando as extremidades.

Tamanho:

  • Largura da gola original é de 15 cm, mas você pode aumetá-lo trabalhando mais carreiras.
  • Circunferência da gola original nosite é de 61 cm.

Instruções:

(A gola é trabalhada no comprimento e fechada nas extremidades)

Faça 49 corr (para alterar a circunferência, faça correntes em múltiplos de 15+4).

Carreira de Base: na 4ª corr a partir da agulha, faça 1 p.a, 1 corr, 1 p.a na mesma corr. *Pule duas corr e na próxima corr, faça 1 p.a, 1 corr, 1 p.a na mesma corr. Repetir do * até o final.

Carreira 1: vire o trabalho, faça 3 corr, 1 p.a, 1 corr, 1 p.a em cada espaço de corr da carreira anterior (centro do V). Ao final da carreira, termine com um p.a no último espaço (3 corr e vire).
Repetir carr 1 até alcançar altura/largura desejada.  A gola do padrão original tem um total de 6 carreiras.

Finalização: Junte as extremidades e costure.

Agora, sou eu de volta para dizer que é importante deixar um pedaço grande o suficiente de fio quando fizer o nó inicial, possibilitando a costura final.

Minha gola ficou assim:

IMG_1566

É bem simples, pena que não tinha os materiais necessários para executá-la como na receita. Achei que ficou muito pequeno, então, ato contínuo, fiz uma mais larga adicionando mais carreiras. Ficou assim e funcionou quando precisei:

IMG_1874

Gola cumprindo o seu papel.

Se você também está começando, tente esta receita e me conte se deu certo. Compartilhe uma receita comigo também, vamos trocar figurinhas! ♥

Este é o espaço para registrar meu aprendizado e desenvolvimento nesta arte apaixonante que é o crochê. Gostaria de convidar outros aprendizes, veteranos e simpatizantes para compartilharmos experiências, informações, dicas, ideias e projetos. Mãos à obra!