DECIFRANDO RECEITAS E GRÁFICOS

Depois de aprender os pontos básicos, fiquei doida para começar a “crochetar” (tenho dúvidas quanto a existência deste verbo, mas se existe tricotar, nada mais justo que exista crochetar também), e aí, é preciso começar a se familiarizar com as abreviaturas e símbolos dos diferentes pontos. Precisamos deles para lermos as receitas e gráficos das peças que queremos fazer.

Fiz dois quadros bem básicos, o primeiro mostra os termos utilizados comumente nas receitas escritas. O segundo quadro mostra o nome dos pontos básicos e seus respectivos símbolos utilizados em gráficos de crochê.

Quadro básico com termos usados e suas respectivas abreviaturas.

tabela ptos1

Pontos básicos e respectivos símbolos.

tabelaptos2

Podemos encontrar quadros em vários blogs como o As Receitas de Crochê, e até explicações em vídeo.

Olhando pela primeira vez, tanto as receitas escritas quanto os gráficos parecem muito complicados, mas a medida que praticamos nos acostumamos e a receita deixa de ser um bicho de sete cabeças, felizmente. Muitas receitas em português, em blogs e sites brasileiros, apresentam a receita escrita desta forma acompanhada por um gráfico. Esta não é diferente. Dê uma conferida. Quem sabe você não se anima em fazer essa toalha de bandeja?

diagrama com explicação

Agora é hora de procurar projetos para praticar, sem medo de ser feliz!