RECEITA: GORRO WAFFLE

Resolvi tentar de novo. Agora, seria O gorro! Escolhi uma receita retirada do site All Free Crochet e já guardada no meu Pinterest. Seria um daqueles gorros descolados com caimento e grande o suficiente para colocar todo cabelo pra dentro. Ficou assim, mas não como imaginava. Por que? Porque não tinha nem a linha nem a agulha do tamanho certo para esta receita.

gorrowaffleantesdepois

Reparei que muitas receitas americanas solicitam que façamos uma amostra com a agulha e linha indicadas para garantir que o tamanho final da peça esteja correto. Não vi isso em nenhuma receita brasileira até agora. Uma coisa importante quando escolhemos uma receita em inglês é providenciarmos uma régua ou fita métrica que possua os dois sistemas de medida, brasileiro e americano.

Materiais

  1. Agulha de crochê 9 mm (tamanho N americano) ou de tamanho necessário para obtenção do tamanho indicado na amostra. (Usei 5mm)
  2. Agulha de tapeçaria para acabamento
  3. Linha grossa como Lion Brand Hometown USA ou Wool-ease Thick & Quick. (Usei Família da Pinguin)

Abreviações:

p.b – ponto baixo

p.a – ponto alto

corr – corrente

p.bxmo – ponto baixíssimo

carr – carreira

espaço – esp

ponto – pt

Instruções

Este padrão é trabalhado com fechamento ao final de cada carreira, no local indicado na receita. As 4 correntes no início de cada carreira contarão sempre como 1 p.a + 1 corrente. Uma corrente feita no início das carreiras 12 e 13 contarão como 1 p.b.  Lembre-se de checar a amostra ao final da 2ª carreira.

Amostra: Para checar o tamanho, trabalhe as carreiras 1 e 2. O círculo resultante deve medir 5 polegadas (ou 12,5 cm) de diâmetro. Um p.a + 1 corr = um pouco abaixo de 2,5 cm.

Receita

Carr 1: faça 4 corr (contam como 1 p.a + 1 corr agora e até o final). faça 1 p.a na 4ª corr a partir da agulha. faça 1 corr. No mesmo esp da corr como antes: [1 p.a, 1 corr] 6 vezes. pt bxmo para fechar. (8 p.a) precisa de ajuda?

Carr 2: faça 4 corr. 1 p.a no mesmo esp. faça 1 corr. [1 p.a, 1corr 2 vezes no p.a seguinte] repetir até o final da carreira. pt bxmo para fechar. (16 p.a)

Carr 3: faça 4 corr. 1 p.a, 1 corr duas vezes no próx p.a . [1 p.a, 1 corr no próx p.a. 1 p.a, 1 corr duas vezes no próx p.a] repetir até o final. pt bxmo para fechar. (24 p.a)

Carr 4-11 (7 carr): faça 4 corr. [1 p.a, 1 corr no próx p.a] repetir até o final. pt bxmo para fechar. (24 p.a)

Carr 12: faça 1 corr (conta como 1 p.b). 1 p.b no próx esp de corr. [1 p.b no próx p.a. 1 p.b no próx esp de corr] repetir até o final. pt bxmo para fechar. (48 p.b)

Carr 13: faça 1 corr (conta como 1 p.b). Trabalhe apenas nas alças posteriores das correntes: 1 p.b em cada p.b. (48 p.b)

Este foi o resultado:

gorrowafflerede

Achei que ficou parecendo mais uma rede de cabelo do que um gorro, então, tentei de novo. Só que agora tinha uma linha mais grossa e uma agulha maior. O resultado foi muito melhor!

gorrowaffle2

Bem mais encorpado e com mais cara de gorro! Me animei e fiz mais um com essa receita. Um preto com a linha mais grossa ainda. Fiquei bem satisfeita com o resultado.

IMG_2264