GORRO EM ESPIRAL

Depois de fazer aqueles gorros waffle com espaços grandes descritos num post anterior, comecei a procurar, a pedido da minha filha, gorros com pontos mais fechados que impedissem a passagem de vento. Encontrei um vídeo tutorialem inglês da Crochet Geek. O site tem muitas coisas legais, além do gorro. São disponibilizadas várias receitas escritas gratuitas em inglês e vários tutoriais em vídeo.

Gostei muito dessa receita porque não há fechamento com pontos baixíssimos, a gente segue sem precisar parar e sem o risco de ficar com aqueles pontos mais largos tão característicos de crocheteiras de primeira viagem! São utilizados apenas pontos baixos

Fiz primeiro um vermelho para minha filha que mora na Holanda, onde venta bastante, o que é ruim para quem tem a bicicleta como meio de transporte…

IMG_2211

kikagorroverm

Após o sucesso do primeiro, fiz mais dois utilizando a mesma linha e agulha, e fiz outros com linhas e agulhas de tamanhos diferentes também.

Esta receita é feita apenas com pontos baixos em espiral iniciando o gorro pelo topo. O gorro vermelho foi feito com a linha sedificada da Pinguin e agulha 5,5 mm. Suas medidas finais foram 25 cm de altura e 22 cm de largura, mas você pode fazer a medida que desejar. O meu ficou com um caimento atrás, do jeito que minha filha gosta, mas também fica justinho se dobrarmos e fizermos uma barra. Fiz, em seguida: cinza claro, cinza escuro e cinza com barra preta; todos com a mesma linha e agulha.

IMG_2470

IMG_2843

Você pode adaptando de acordo com a linha utilizada. Fiz um preto para meu filho utilizando uma linha bem mais grossa, importada “super bulky” da Lions Brand, e agulha 8 mm. Ficou bem mais grosso com pontos maiores. Ele adorou! Nesse caso, fui adaptando a partir da receita original. Como o ponto era maior, a quantidade de pontos necessária em cada carreira foi menor.

IMG_2407

Segue a transcrição da receita original descrita no vídeo:

– Fazer 4 corr, 1 pb na 4ª corr formando um círculo.

1ª carr: Fazer 1 corr; 10 pb dentro do círculo

2ª carr: 2 pb em cada pt da carr ant (20)

3ª carr: 1  pb em cada pt da carr ant (20)

4ª carr: 2 pb em cada pt da carr ant (40)

5ª carr: 1 pb em cada pt da carr ant (40)

6ª carr: Intercalar 1 pb com 2 pb na corr seguinte, começar com 1 pb no primeiro pt da carr (60)

7ª a 44ª carr: 1 pb em cada pt da carr ant até alcançar o tamanho desejado.

No início da 2ª carr ela coloca uma linha de outra cor para orientar o início dos aumentos nas carreiras; faz o mesmo no início da 4ª carr.

Observe que a passagem de uma carreira pra outra se dá diretamente sem junção com pt pbxmo, por isso, chama-se em espiral. Quando for finalizar, você perceberá um desnível nas carreiras. Isso é facilmente corrigido se saltarmos a corrente seguinte e inserirmos a agulha na próxima corrente, e aí sim, finalizamos com 1 pt bxmo.

Fechamos o círculo inicial com agulha de tapeçaria, como indicado no vídeo.

Tenho certeza de que você vai adorar fazer gorros com esta receita!