RECEITA: CAPA PARA CELULAR, KINDLE & CIA

 Hoje, me dei conta de que ainda não fiz o passo a passo das minhas capas para celular. Na verdade, não é um passo a passo rígido porque depende do tamanho do telefone, da agulha e linha que você utilizar, é mais uma descrição de como fiz. Foi uma das primeiras coisas que resolvi fazer e segui a lógica da capa de óculos que você pode ver no post correspondente. Ainda não fiz uma igual a outra, estou sempre variando agulha, linha e ponto. Já fiz com pontos altos, pontos altos intercalados com pontos baixos, só pontos baixos, meio pontos altos…mas o que todas têm em comum é o trabalho de forma contínua, em espiral para evitar as costuras laterais. Sempre que posso trabalho assim, acho que fica mais bem acabado. É tão bom de fazer!

IMG_5417

Como eu faço

Antes de qualquer coisa, devemos saber as medidas do aparelho já que há grande variação de tamanho entre os celulares. Sabendo as medidas, estico uma régua ou fita métrica e vou fazendo correntinhas até atingir o tamanho desejado. Se tiver o aparelho em mãos, melhor ainda porque assim vou medindo a medida que minha carreira de correntes vai aumentando. Acho mais fácil assim, não adianta eu determinar o número de correntinhas porque o tamanho vai depender, como em tudo, da linha e agulha que forem utilizadas.

IMG_4561

Fiz a preta com número menor de correntinhas, mas mesmo assim ainda ficou bem maior do que a colorida…linhas diferentes, resultados diferentes.

Depois de fazer a carreira de correntinhas, feche com pbxmo na corrente mais distante da agulha (mais próxima do nó inicial) formando círculo grande. A partir daí, comece a tecer com o ponto escolhido trabalhando em voltas, sem fechar com pbxmo. Você só utilizará o pbxmo novamente no final e na alça.

Vá dando voltas até a altura desejada. Quando chegar lá, conte as correntes a partir das laterais para que você possa começar a fazer a alça no meio da capa. Faça correntinhas até atingir tamanho suficiente para abrigar o botão do outro lado. Em geral, faço 18-20 correntes. Se você quiser uma alça mais grossa, faça pontos baixíssimos em toda volta da alça.

Gosto da alça central como esta:

IMG_5416

Vou fazendo a última carreira da capa normalmente e quando chego no meio, faço 20 corr, por exemplo. Conto um determinado número de correntes a partir da agulha, que seja adequado para o tamanho do meu botão (para a capa rosa, foram 10 porque meu botão é grande) e faço um pbxmo, já ficando com a casa do botão pronta. Daí até o final da alça faço pbxmos. Continuo a carreira normalmente e fecho com pbxmo no final, só que em vez de fechar com pbxmo na corrente seguinte, salto uma para disfarçar o desnível entre os pontos.

Utilizamos a mesma lógica para qualquer capa. Fiz estas para kindle com a linha Supremo da Enovelar e agulha 3,5 mm. Amei o resultado. Fiz uma para mim e outra para minha filha. ❤

IMG_4535

IMG_3003

IMG_3008

E mais estas para óculos, de grau e escuros. Só mudam os tamanhos e os detalhes pensados para cada peça.

Vejam esta capa de gatinho:

IMG_6701

E estas para óculos!

IMG_7075

Para as de óculos, gosto de colocar forro para evitar que as pernas dos óculos fiquem presas entre os pontos.

IMG_7259

IMG_7273

E este com botão de flor de crochê? Não ficou lindo?

IMG_1116

IMG_1118

São ótimos presentes!