RECEITAS: SAPATINHOS DE BEBÊ

  • SAPATILHA AZUL RECÉM-NASCIDO

Resolvi aprender a fazer sapatinhos. Minha primeira tentativa, há alguns meses, no início do aprendizado foi um fracasso total. Desisti e me dediquei aos gorros e cachecóis. Quando soube de um amigo que seria pai, me comprometi em enviar um presente para seu menino. Então, decidi que faria um gorro e sapatinhos! Busquei na internet receitas fáceis de sapatinhos. Têm várias! Escolhi um tutorial no YouTube da HappyBerry Crochet que parecia bem tranquilo de fazer. Ela faz com três cores, mas achei melhor não complicar logo no primeiro sapatinho, por isso, fiz todo azul.

Fazer sapatinhos foi pra mim um desafio. Só agora, depois de seis sapatinhos, consigo ficar mais relaxada e confiante de que conseguirei fazer os dois pés do mesmo tamanho ou quase!

IMG_4126

Aqui vai a transcrição do vídeo:

Material:

Agulha de crochê 3,5 mm

Agulha de tapeçaria

Linha Mollet da Círculo

Receita:

1ª Carr: Fazer 15 corr; 2 p.b na segunda corrente a partir da agulha; 1 p.b nas próx 12 corr; 2 p.b na última corr. (16). Voltando pela corrente fazer 2 p.b na primeira corr; 1 p.b nas próx 12 corr; 2 p.b na últ corr (32 ptos no total); fechar com pbxmo.

2ª Carr: Fazer 2 corr (conta como pto ao longo de todo o trabalho); 3 p.a na próx corr, 1 p.a nas próx 13 corr; 3 p.a na próx corr; 1 p.a na próx corr; 3 p.a na próx corr; 1 p.a nas próx 13 corr; 3 p.a na últ corr (40); fechar com pbxmo no topo da corr 2

3ª Carr: Fazer 2 corr; 1 p.a na próx corr; 2 p.a nas próx 2 corr; 1 p.a nas próx 14 corr; 2 p.a nas próx 2 corr; 1 p.a nas próx 14 corr; 2 p.a nas últ 2 corr; fechar com pbxmo no topo da corr 2 (48)

4ª Carr: Fazer 1 corr; 1 p.b na alça ant de cada corrente até o fim; pbxmo na corr 1 (48)

5ª Carr: Fazer 1 corr; 1 p.b nas próx 2 corr; 2 p.b juntos; 1 p.b nas próx 12 corr; 2 m.p.a juntos; 2 p.a juntos 6 vezes; 2 m.p.a juntos; 1 p.b nas próx 12 corr; 2 p.b juntos; 1 p.b na últ corr; pbxmo na corr 1 (38)

6ª Carr: Fazer 1 corr; 1 p.b nas próx 14 corr; 2 m.pa juntos; 2 p.a juntos três vezes; 2 m.p.a juntos; 1 p.b nas últ 13 corr; pbxmo na corr 1 (33)

7ª Carr: Fazer 1 corr; 1 p.b nas próx 13 corr; 2 m.p.a juntos; 2 p.a juntos duas vezes; 2 m.p.a juntos; 1 p.b nas últ 11 corr; pbxmo na corr 1 (29) Finalizar com costura.

Acompanhem o vídeo pra facilitar. Muito bom de fazer e a gente acaba aprendendo vários pontos novos com as reduções.

IMG_4124

  • SAPATINHO ABERTO LILÁS

Este sapatinho é muito lindo! Fiz acompanhando a aula da professora Edinir, Edinir-Crochê, no YouTube. Ela ensina sapatinho com flores, mas como ainda não sabia fazer flores, usei um botãozinho mesmo. Funcionou e ficou muito bonitinho. Fiquei orgulhosa por ter conseguido fazer um sapatinho diferente.

IMG_4146

O legal do crochê é que depois de cada trabalho a gente aprende não só a receita específica, mas levamos vários ensinamentos que podemos utilizar em outros trabalhos. Adorei o acabamento da sola e usei em outros sapatinhos. Mas claro que não foi tudo fácil, nunca é. Tenho certeza que ficará mais fácil com a experiência. Comecei muito bem o acabamento, mas em algum momento introduzi a agulha no ponto errado, e quando olhei o sapatinho por trás percebi que um calcanhar estava mais alto do que o outro.  Aí, não tem jeito. É desfazer e refazer…

Para fazermos este sapatinho só precisamos saber fazer correntes (corr), ponto alto (p.a), ponto baixo (p.b) e ponto baixíssimo (pbxmo). A Edinir usou a linha Duna e eu usei lã mesmo, mas farei com outra linha para experimentar. A agulha utilizada foi a 3 mm.

Gosto muito das aulas da Edinir, ela explica muito bem, fala devagar e mostra os pontos devagar também, portanto, é impossível não conseguir acompanhar. Aprendi todos os pontos com suas aulas no YouTube. Já deu pra perceber que sou fã…♥

  • BOTINHA AZUL MESCLADA

Na minha temporada de sapatinhos não podiam faltar as tradicionais botinhas. Encontrei um vídeo-aula da Graça Tristão. Tudo muito bem explicado, mas de qualquer maneira, deixarei o passo a passo registrado já que o objetivo do blog é, além de compartilhar, deixar registrados meus trabalhos para que possa voltar nas receitas sempre que quiser e acompanhar meu desenvolvimento.IMG_4368

Utilizei a linha Bebê Amore da Círculo e agulha 2 mm. Na verdade fiz o primeiro pé com agulha 2 mm e quando fui fazer o segundo pé, esqueci qual agulha tinha usado e peguei a 2,5 mm… Claro que não deu certo, fiquei com um pé bem maior do que o outro, que frustração! É impressionante a diferença que faz o tamanho, aparentemente pequeno, das agulhas no trabalho final. Mas não adianta reclamar, temos que resolver. E o mais lógico seria fazer mais dois sapatinhos, um pé para cada. Assim, acabei com dois pares de lindas botinhas!

botinhas

Passo a passo – acompanhe com o vídeo para esclarecer quaisquer dúvidas

1ª carr: 12 corr; 1 pa na 4ª corr a partir da agulha; 3 pa na mesma corr; 1 pa nas próx 7 corr; 8 pa na últ corr (fazendo a volta); 1 pa nas próx 7 corr; 4 pa na últ corr; pbxmo para fechar (30)

2ª carr: 3 corr; 2 pa nas próx 4 corr; 1 pa nas próx 7 corr; 2 pa nas próx 8 corr; 1 pa nas próx 7 corr; 2 pa nas próx 4 corr; pbxmo para fechar (46) Fim da sola

3ª carr: 3 corr; 1 pa na alça posterior de cada corr até o final (de toda a volta); pbxmo pra fechar

4ª carr: 3 corr; 1 pa em cada pa da carr ant até completar a volta; pbxmo para fechar

5ª carr: 3 corr; 1 pa nas próx 15 corr (pa em cima de pa); 2 pa juntos por 16 corr (diminuições) – 8 conjuntos; 1 pa até o final

6ª carr: 2 corr; 1 mpa nas próx 13 corr até 2 corr antes da diminuição anterior; 2 pa juntos nas próx 12 corr – 6 conjuntos; 1 mpa em cada corr até o final; pbxmo para fechar

7ª carr: 2 corr; 1 mpa nas próx 11 corr (2 ptos antes das diminuições anteriores); 2 pa juntos nas próx 10 corr – 5 conjuntos; 1 mpa até o final; pbxmo pra fechar

8ª carr (cano da bota): 3 corr; ponto leque (2 pa, 1 corr, 1 pa no mesmo espaço, contar 3 corr e inserir a agulha na 4ª corr fazendo um leque) repetir o pto leque até o final.

9ª e 10ª carr: igual à 8ª carr (acabei o cano aqui, mas pode continuar repetindo até aonde desejar)

Acabamento biquinho: [3 corr; 1 pa; 1 pbxmo] repetir até o final.

Acabamento da sola: iniciando pelo calcanhar, fazer 1 pb passando o fio em volta da agulha. Fica lindo!

Você pode usar o que quiser pra enfeitar a botinha, use sua imaginação!

Agora é só repetir para o outro pé! Sapatinho tem disso, são dois…você termina e tem que fazer tudo de novo. Mas vale a pena quando imaginamos aqueles pezinhos gostosos usando nossos sapatinhos.

  • SAPATINHOS BAILARINA

Depois do primeiro sapatinho, fiz vários outros. Sempre testando receitas diferentes utilizando linhas diferentes e tamanhos de agulhas diferentes para ver o efeito de cada uma. Adorei todos!

Esse modelo bailarina foi o segundo modelo que fiz. Achei o tutorial em vídeo em inglês da WoolyWondersCrochet e transcrevi aqui para quem se interessar em fazê-lo.

O modelo do vídeo foi feito para bebês de 0-3 meses e a agulha utilizada foi a 4 mm.

Passo a passo:

Carr 1: Fazer 9 corr; 1 mpa na 3ª corr a partir da agulha; 1mpa nas próx 5 corr; 6 mpa na últ corr; 9 mpa e juntar com pbxmo na 2ª corr do 1º mpa da carr

Carr 2: Fazer 3 corr (1 pa), 1 pa na mesma corr (2 pa na mesma corr); 2 pa nas próx 2 corr; 1 pa nas próx 5 corr; 2 pa em cada uma das próx 6 corr (12); 1 pa nas próx 5 corr; 2 pa nas próx 3 corr; fechar com pbxmo na 3ª corr do 1º pa da carr anterior

Carr 3: Fazer 2 corr; 1 mpa na alça post da corr, em todas as corr (fazer toda volta); fechar com pbxmo na 2ª corr

Carr 4: Fazer 2 corr; 1 mpa nas próx 8 corr; 2 mpa juntosnas próx 8 corr; 1 mpa nas próx 9 corr; fechar cpm pbxmo

Carr 5: Fazer 2 corr; 1 mpa nas próx 8 corr; 4 pat juntos com 1 corr de separação entre eles; 1 corr, 1 mpa em cada corr seguinte até encontrar o início; fechar com pbxmo

Os meus sapatinhos ficaram assim:

IMG_4221

IMG_4227

IMG_4228

O lilás ficou bem delicado, macio e pequenino e o verde ficou mais armado e firme, pois foi feito com a linha Supremo da Enovelar. Ficou com um ar assim…ecológico que adorei. Escolhi uns botões que tivessem a ver com os sapatinhos e ficou muito legal.

A única novidade pra mim neste modelo foi fazer o ponto alto triplo. Se você não souber fazer, não se preocupe porque você pode ver sua execução acompanhando o vídeo.

  • SAPATINHO BAILARINA – OUTRO MODELO

Vamos variar um pouquinho? Não faltam modelos chamados bailarina na internet, este é mais um bem fácil de fazer. Encontrei o tutorial em vídeo em inglês no YouTube. Transcrevi o pap para ajudar aqueles que quiserem tentar.

IMG_4242

Esta receita é para bebês de 0-3 meses. Foi utilizada agulha 4 mm.

Passo a passo

Carr 1: Fazer 9 corr; 3 mpa na 3ª corr a partir da agulha; 1 mpa nas próx 5 corr; 6 mpa na últ corr; 1 mpa nas próx 5 corr; 2 mpa na últ corr; juntar com pbxmo no topo do 1º mpa

Carr 2: Fazer 2 corr; 1 pa no mesmo espaço; 2 pa nas próx 2 corr; 1 pa nas próx 5 corr; 2 pa nas próx 6 corr; 1 pa nas próx 5 corr; 2 pa nas próx 3 corr; fechar com pbxmo no topo do 1º pa

Carr 3: Fazer 2 corr; 1 mpa no mesmo espaço; 1 mpa nas próx 32 corr; juntar com pbxmo no topo do 1º mpa

Carr 4: Fazer 2 corr; 1 mpa no mesmo espaço; 1 mpa nas próx 8 corr; 2 mpa juntos (8 vezes), 1 mpa nas próx 8 corr; juntar com pbxmo no topo do 1º mpa

Fazendo o laço:

Contar 6 correntes pra trás a partir do 5º mpa da carr anterior e marcar com um fio. Repetir do outro lado. Com a parte dos dedos voltada para você, faça 1 pbxmo do lado direito, caso contrário, o ponto central do laço ficará de cabeça para baixo.

  • Faça 2 corr; 1 pa e 1 pbxmo no mesmo espaço
  • 1 pa, 2 corr e 1 pbxmo no próx espaço
  • 4 corr e 1 pbxmo no lado oposto aonde você marcou a 6ª corr
  • 2 corr, 1 pa e 1 pbxmo no mesmo espaço
  • 1 pa, 2 corr e 1 pbxmo no próx espaço
  • 2 corr, 1 pb sobre a sequência de 4 corr (não muito apertado)
  • 2 corr, 1 pbxmo no início do lado oposto

Não se preocupe se o pb não estiver no meio, ajuste-o no lugar certo.
Faça o acabamento e repita para o segundo pé.
Fica bem mais fácil se você acompanhar a execução no tutorial do vídeo.

  • SAPATINHO BONECA & BOTINHAS

A receita original deste sapatinho é, na verdade, de uma botinha que resolvi parar na metade e colocar uma alça porque o bebê vai nascer no verão. Depois vou continuar no passo a passo e ir até final para fazer a botinha. Podemos acompanhar a realização do passo a passo da botinha da Hut’s Crochet neste vídeo . Como está em inglês, fiz a tradução para quem quiser fazer a botinha ou o sapatinho.

O passo a passo foi disponibilizado em três tamanhos: 0-3 meses; 3-6 meses e 6-9 meses. Eu fiz o de 3-6 meses, acompanhando o vídeo. A sola do meu sapatinho ficou com 11,5 cm de comprimento. Utilizei agulha 3,5 mm e um novelo de 40g da linha D’Primera Multicolor da Cisne, 100% acrílico.

IMG_5395

O passo a passo tem 15 passos até a botinha, mas eu parei no 10º. A idealizadora da receita utilizou a terminologia “passos” em vez de carreiras; mantive a mesma terminologia na descrição. Dentro dos parênteses do pap estão 0s números de pontos/correntes utilizadas de acordo com o tamanho pretendido. O número antes dos parênteses corresponde ao tamanho menor, 0-3 meses.

Passo a passo

Passo 1: Fazer 11 (12, 13) corr

Passo 2: 2 mpa na 2ª corr a partir da agulha; 8 (9, 10) mpa ; 6 mpa na última corr; 8 (9, 10) mpa; 2 mpa na últ corr. Juntar com pbxmo no 1º mpa da volta = 26 (28, 30)

Passo 3: 1 corr; 2 pb no mesmo ponto da corr que vc acabou de fazer; 2 pb; 8 (9, 10) pb; 1 mpa; 2 mpa nas próx 5 corr; 1 mpa; 1 pb nas próx 8 (9, 10) corr; 2 pb nas 2 últ corr. Juntar com pbxmo no 1º pb = 36 (38, 40)

Passo 4: 1 corr; 1 mpa na mesma corr, 2 mpa; 1 mpa; 2 mpa; 9 (10,11) mpa; *2 mpa, 1 mpa* (repetir esta sequência * * 6 vezes); 8 (9, 10) mpa; *2 mpa, 1 mpa* nas últ 4 corr. Juntar com pbxmo no 1º mpa = 47 (49, 51)

Passo 5: 1 corr; virar. Fazer 1 pbxmo em toda volta para formar uma borda. Finalize com 1 pbxmo na 1ª corr. = 48 (50, 52)

Faça dois deste.

Passo 6: Trocar a linha. 1 corr; 1 pb na mesma corr; 1 pb em cada corr em toda volta. Juntar com pbxmo no 1º pb = 48 (50, 52)

Passo 7: 1 corr, 1 mpa na mesma corr; 1 mpa em cada corr em toda volta. Juntar no 1º mpa = 48 (50, 52)

Passo 8: 1 corr; 1 pb na próx corr; 1 pb; 2 pb juntos; 8 (9,10) pb; 1 mpa nas próx 2 corr; 2 pa juntos (10 vezes); 1 mpa nas próx 2 corr; 8 (9, 10) pb; 2 pb juntos; 2 pb; juntar com pbxmo no 1º pb = 36 (38,40)

Passo 9: 1 corr; 1 pb na mesma corr; 11 (12, 13) pb; 1 mpa nas próx 2 corr; 2 pa juntos (4 vezes); 1 mpa nas próx 2 corr; 12 (13, 14) pb; juntar com pbxmo no 1º pb = 32 (34, 36)

Passo 10: 1 corr; 1 pb na próx corr; 10 (11, 12) pb; 1 mpa nas próx 2 corr; 2 pa juntos (3 vezes); 1 mpa nas próx 2 corr ; 11 (12, 13) pb; juntar com pbxmo no 1º pb = 29 (31, 33)

Passo 11: 2 corr; 1 mpa na mesma corr; 1 mpa em cada corr em toda volta; juntar com pbxmo no 1º mpa = 29 (31,33)

Passo 12: 2 corr; 1 pa na próx corr; 1 pa em cada corr em toda volta (até as duas últimas); juntar com pbxmo no 1º pa = 29 (31, 33)

Passo 13: 2 corr, 1 pa na mesma corr; 1 pa em cada corr em toda volta (pular a última) = 29 (31, 33)

Passo 14: 2 corr, 1 pa na mesma corr; 1 pa em cada corr em toda volta (pular a última) = 29 (31, 33)

Finalizar!

Passo 15: Fazer 15 corr; 1 mpa na 2ª corr a partir da agulha; 1 mpa em cada corr até o final. Finalizar. Fazer duas tiras. Costure as tiras na botinha e adicione um botão.

Como já mencionei, fiz algumas coisas diferentes: parei no passo 10, fiz as alcinhas e não troquei de linha.

Minha adaptação:

Para fazer a alça do pé esquerdo, contei 7 corr a partir do 1º mpa depois das três últimas diminuições. Fiz 16 correntes, contei 6 corr a partir da agulha e fiz um pbxmo para fazer a casa do botão. Continuei com pbxmos até o final da corrente e segui com pb normalmente até o final da volta; finalizei com pbxmo.

Para fazer o pé direito, a única diferença foi contar 7 corr antes de fazer as três diminuições do passo 10. Fiz a alça da mesma forma e continuei as instruções para o passo 10 normalmente até o final e fechei com pbxmo.

Você decide em qual altura você vai querer a alça, escolhe o botão e prende do outro lado do sapatinho. A casa que eu fiz serve para botão de até 1,5cm. Se você quiser colocar um maior, aumente a quantidade de correntes da alça e faça seu 1º pbxmo mais embaixo para a casa ficar maior e adequada para seu botão.

Confira na tabela abaixo, retirada do blog falandodecrochet, os tamanhos de pés em cm por idade.

- medidas sapatinhos de bebê (1)

Fiz mais dois, só que agora fui até o final!

IMG_5434

IMG_5461

Se você tiver alguma dúvida ou encontrar algum erro no pap, por favor, entre em contato!