SANDÁLIA DE BEBÊ FLOWER POWER

Após meses de namoro, resolvi tentar esta sandália. Deu certo e adorei o resultado. A foto com link para a receita original, em inglês, está no meu Pinterest. Você pode encontrar no blog My Lovely Little Life, tem várias coisas lindas, vale a pena conferir.

Traduzi a receita para quem quiser fazer, mistério nenhum. Fiz a minha com a linha Duna para a cor principal e linha Família da Pinguin 100% acrílico para a secundária. Usei agulha 4 mm. O tamanho final da sola foi de 12 cm, calça bebês de 9 a 12 meses.

IMG_5617

Esse pap original foi feito com agulha 3mm para bebês de 0-6 meses. A minha sandália ficou maior porque fiz com agulha 4mm.

Pontos utilizados
corr = corrente
pbxmo = ponto baixissimo
pb = ponto baixo
mpa = meio ponto alto
pa = ponto alto

Passo a passo

Sola
Usando a primeira cor, faça 14 corr.

Volta1: 2 pbna 2ª corr a partir da agulha; 1 pb nas próx 5 corr; 1 mpa nas próx 5 corr; 2 mpa na prox corr; 3 mpa na últ corr.
Trabalhando do outro lado da corrente: 2 mpa na próx corr; 1 mpa nas próx 5 corr; 1 pb nas próx 5 corr; 2 pb na últ corr; unir com pbxmo no topo do 1º pb (31)

Volta 2: Virar; 3 corr; 2 pa no mesmo espaço do seu pbxmo; 1 pa na próx corr; 2 pa na próx corr; 1 pa nas próx 9 corr; *3 pa na próx corr, 1 pa na corr seguinte*; repetir a sequência entre ** mais 3 vezes (4 no total), 1 pa nas prox 9 corr; 2 pa na próx corr; 1 pa na últ corr; unir com pbxmo no topo do 1º grupo de 3 corr da volta anterior (43)

Volta 3: Virar; 3 corr; 1 pa no mesmo espaço do seu pbxmo; 1 pa nas próx 17 corr; *2 pa na próx corr, 1 pa na próx corr; *repetir entre ** mais 2 vezes; 2 pa na próx corr; 1 pa nas próx 16 corr; 2 pa na prox corr; 1 pa na últ corr; unir com pbxmo no topo do 1º grupo de 3 corr da volta anterior (49)

Finalizar.

Calcanhar

Volta 4: Com o lado certo virado pra você,  conte 9 corr para direita a partir do centro, em direção à frente da sola. Junte a linha, faça 1 corr (que não conta como ponto); 1 pb nas prox 19 corr, voltando para a parte de trás da sola (19)

Volta 5: Virar. 3 corr; 1 pa nas próx 18 corr (19)

Volta 6: Virar. 1 corr; 1 pa nas próx 2 corr; 1 pbxmo na próx corr; *1 pa nas próx 2 corr; 1 pbxmo na corr seguinte*; repettir entre ** até o final; (o ultimo será o pbxmo) (19) Finalizar.

Volta 7: Com a parte de fora do calcanhar virada pra você, junte a segunda linha; 1 corr; *1 pb nas próx 2 corr; 1 pbxmo na corr seguinte*; repetir entre ** até o final; (o ultimo será o pbxmo) (19) Finalizar.

Alça do tornozelo

Usando a primeira cor, faça 20 corr; 1 pbxmo na 7ª corr a partir da agulha; 1 pbxmo em cada corr até o final. Finalizar. Deixe um fio grande para costura. Prenda a alça no calcanhar da sandália.

Nota: Fiz assim, alça separada, para o primeiro pé. No segundo, fiz a alça diretamente no sapatinho na volta 6, antes de trocar de cor. Achei que ficou melhor. Só uma ideia.

Botão
Usando a segunda linha, faça 5 corr; 1 mpa na 3ª corr a partir da agulha; 1 mpa na próx corr; 1 mpa na ult corr; retirar a agulha da laçada (deixar a laçada vazia); inserir agulha no topo das 2 corr iniciais e voltar para a alça inicial (de onde você retirou a agulha) e fazer um pbxmo. Finalizar. Deixar fio grande para costura. Costure os botões do lado oposto da alça do tornozelo.

Tiras da frente
Usando a primeira cor, faça 15 corr. Finalize. Faça 2. Conte 4 corr a partir do fim do calcanhar, ao longo da sola. Costure a tira aqui e no mesmo local do lado oposto. Conte mais 5 corr e costure as tiras nesse local em ambos os lados.

Flor
Volta 1: Usando a primeira cor, faça o círculo mágico; 2 corr, 6 pb dentro do círculo. Puxe o fio para apertar bem e deixa um fio grande para costura.

Volta 2: Junte a segunda cor; 4 corr; 1 pbxmo no mesmo espaço; *1 pbxmo na corr seguinte, 4 corr, 1 pbxmo no mesmo espaço*; repetir entre ** mais 4 vezes; 1 pbxmo na próx corr; 4 corr; 1 pbxmo na primeira corr para fechar a volta. Finalizar.

Costure a flor bem firme no meio das tiras.

IMG_5636

Minhas lindinhas! Boa crochetagem!