Sapatinho de Bebê: Aberto com Laço

Estava procurando um sapatinho diferente para fazer e me deparei com este. Me pareceu perfeito pra dar de presente. Encontrei o tutorial em vídeo, embora esteja adaptado com substituição da flor original pelo laço. A receita pode ser encontrada no blog Hut’s Bloom que tem coisas lindas e o pap original em inglês foi traduzido por mim aqui. É sempre bom ler o pap e acompanhar o video.

Usei para cor principal a linha Família da Pinguin e para o laço, a linha Sedificada também da Pingin. A agulha foi a 4mm que me deu 12cm de sola, tamanho adequado para bebês de 6-9 meses.

IMG_5650

O pap está disponível para três tamanhos: 0-3; 3-6; 6-9 meses. A quantidade de pontos necessários está entre parênteses para os tamanhos maiores. Traduzi como o tamanho menor como está no pap, embora tenha feito o maior. A agulha indicada pela designer foi a 3,5mm, mas eu utilizei a 4mm. Por isso, meu sapatinho ficou maior e calça bebês entre 9-12 meses.

Passo a passo

Pontos

corr – corrente

pbxmo – ponto baixíssimo

pb – ponto baixo

pb 2 juntos

mpa – meio ponto alto

Sola

Passo 1: 11 (12, 13) corr

Passo 2: 2 mpa na 2ª corr a partir da agulha; 8 (9, 10) mpa; 6 mpa na últ corr; 8 (9, 10) mpa; 2 mpa na últ corr; fechar com pbxmo no 1º mpa= 26 (28, 30)

Passo 3: 1 corr; 2 pb no mesmo espaço; 2 pb; 9 (10, 11) mpa; 2 mpa nas próx 5 corr; 9 (10, 11) mpa; 2 pb nas duas últ corr; juntar com pbxmo no 1º pb = 36 (38, 40)

Passo 4: 1corr; 1 mpa no mesmo espaço; 2 mpa; 1 mpa; 2 mpa; 10 (11, 12) mpa; *2 mpa, 1 mpa* repetir sequência ** 5 vezes; 9 (10, 11) mpa; *2 mpa, 1 mpa* repetir sequência ** nas 4 últ corr; fechar com pbxmo no 1º mpa = 46 (48, 50)

Passo 5: 1 corr; virar. Faça pbxmos em toda a volta para formar a borda e encerre com pbxmo onde você fez o 1º pbxmo. Finalizar = 47  (48, 50)

Parte lateral e superior

Passo 6: Mudar de cor aqui, se for o caso. Se não quiser mudar, continue normalmente. 1 corr; 1 pb no mesmo espaço; 1 pb em cada corr em toda volta. Fechar com pbxmo no 1º pb. Finalizar = 47 (49, 51)

Passo 7: (o 1º pb da volta anterior, conta como primeiro ponto) Colocar 2 marcadores: 18ª (19ª, 20ª) corr e  30ª (31ª, 32ª) corr. Comece a trabalhar na 30ª (31ª, 32ª) corr. Faça 1 corr, trabalhe pb voltando para a 18ª (da 30ª para 18ª corr) = 36 (38, 40)

Passo 8: 1 corr; virar; 17 (18, 19) pb; 2 pb juntos; 17 (18, 19) pb = 35 (37, 39)

Passo 9: 1 corr; virar; 17 (18, 19) pb; 2 pb juntos; 16 (17, 18) pb = 34 (36, 38)

Passo 10: 1 corr; virar; 1 pb em toda volta.

Finalize para o pé esquerdo = 34 (36, 38)

Passo 11pé direito: 1 corr; virar; 6 (7, 8) pb. Pé esquerdo: Comece a trabalhar no local correspondente, do lado oposto – junte ao primeiro pb; 1 pb no mesmo espaço; 5 (6, 7) pb.

Passo 12: ambos os pés: 1 corr; virar; 6 (7, 8) pb

Passo 13: ambos os pés: 1 corr; virar; 6 (7, 8) pb

Passo 14: ambos os pés: virar; 5 (6, 7) pb

Passo 15: ambos os pés: 1 corr; virar; 5 (6, 7) pb

Passo 16: ambos os pés: 1 corr; virar; 5 (6, 7) pb

Passo 17: ambos os pés: virar; 4 (5, 6) pb

Passo 18: ambos os pés: virar; 3 (4, 5) pb

Passo 19: ambos os pés: 1 corr; virar; 3 (4, 5) pb

Finalizar.

Passo 20: Mude de cor, se for o caso. Fazer 1 pb em toda volta para dar o acabamento.

Flor

Passo 21: flor de cinco pétalas: 5 corr; 1 pbxmo na 1ª corr formando uma argola

Passo 22: fazer 8 corr

Passo 23: 1 pbxmo dentro da argola
Para as outras quatro pétalas, repita os passos 22 e 23 quatro vezes

Passo 24: depois de prontas as 5 pétalas, finalize e costure um botão na argola

Passo 25: Costure bem as duas partes do sapato e aplique a flor.

Bem, este pap é da receita original. Eu fiz acompanhando o vídeo, que é uma adaptação deste pap e é mais simples. É mais simples porque não há mudança de cor e o fechamento da parte superior é feito em carreiras de 6 correntes. Fiz 4 carreias de 6 correntes e costurei direto do lado oposto. Em seguida, fiz laço e costurei no sapato.

Laço

Fazer 22 corr; 1 pbxmo na últ corr formando uma argola

Voltas 1 a 4: 1 pb em cada corr em toda volta. Não fechar com pbxmo. Seguir em espiral até a últ volta. Fechar com pbxmo e finalizar.

Pegar um pedaço de lã e enrolar na parte central da peça, apertando bem até ficar com formato de laço. É bom acompanhar o vídeo para fazer o sapatinho, tanto com laço como com flor.

IMG_5666

Também fica bonito sem colocar nada, deixar simples ou colocar mais de uma cor. Aí, serve tanto para meninas como meninos!