RECEITA: PORTA-COPOS ENDURECIDOS

Uma amiga perguntou se eu faria um jogo de porta-copos endurecidos, nunca tinha feito, nem porta-copos nem nada endurecido. Nem sabia que poderia endurecê-los, mas aceitei o desafio. Sempre aproveito oportunidades para aprender.

Encontrei um tutorial em vídeo da Lanas y Ovillos para os porta-copos, em espanhol. Minha amiga pediu 12 na cor bege e lá fui eu… Transcrevi a receita em português.

IMG_4493

Adorei ele assim, antes de endurecer. Utilizei a linha Anne 100% algodão e agulha 3 mm. Assim, eles ficaram com 9,5 cm de diâmetro. Testei também com a agulha 2,5 mm e o diâmetro ficou em 8 cm.

IMG_4499

Passo a passo

Carr 1: Fazer 4 corr; fechar com pbxmo formando um anel; 2 corr (1º mpa); 11 mpa dentro do anel; fechar com pbxmo na 2ª corr do 1º mpa

Carr 2: Fazer 2 corr; 2 mpa em cada corr ou pto da carr ant; fechar com pbxmo na 2ª corr

Carr 3: Fazer 2 corr; 1 mpa; 2mpa na corr seguinte (intercalar até o final); fechar com pbxmo

Carr4: Fazer 2 corr; 1 mpa nas próx 2 corr; 2 mpa na seguinte (intercalar até o final); fechar com pbxmo

Carr 5: Fazer 2 corr; 1 mpa na próx corr; 2 corr; pular a próx corr; 1 mpa nas próx 2 corr (repetir até o final); fechar com pbxmo – (Serão 2 mpa com 2 corr de separação nesta carreira)

Carr 6: 6 mpa nos espaços grandes da carr ant; 1 pbxmo entre os dois mpa da carr ant; fechar com pbxmo.

Depois de fazer os 12 porta-copos, fui procurar uma forma de endurecê-los. Segui o vídeo do Aprendendo Crochê que utiliza amido de milho. É bem fácil e funcionou super bem, até demais! Eu achei que modificou a cor e ficou muito duro. Aí, resolvi passar tudo na água e deixar pra secar mais uma vez. Consegui com que ficassem menos duros, mas a cor…continuou desbotada e sem brilho.

IMG_4527

Não sei se tem como preservar a cor original nesse tipo de processo. Quando fizer de novo, te conto. Caso você saiba, me conte! O importante foi que minha amiga adorou.

Fiz também a cestinha  para os porta-copos, como ensinado no final do vídeo.  E como queria colocar um pouquinho de cor, fiz seu acabamento com uma linha branca e bege, depois de endurecê-la.

IMG_4542

Um charme só!

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Zélia disse:

    Amei a sua postagem. Muito fácil de entender. Obrigada pela disponibilidade.

    Curtir

    1. Obrigada, Zélia. Fique à vontade para trocarmos experiências.

      Curtir