CAMA DE GATO – CATCAVERNA

Esta caminha de gato pode ser para qualquer animal de estimação, no meu caso é um gato. Portanto, fiz minha Catcaverna. Encontrei a receita na página da Lion Brand Yarn Company e traduzi para quem quiser fazer também.

Utilizamos apenas pontos baixos e pontos baixíssimos quando indicado. Seguimos um esquema, para base, muito semelhante ao que utilizamos para o conjunto de sousplat de um post anterior. Para este projeto é necessário que você tenha uma agulha grande, a receita pede agulha 15 mm. Não tinha 15 mm e usei uma 15,75 mm, por isso, a minha caverna ficou um pouco maior. Usei a Malhafio e gastei praticamente o novelo todo de 1 kg para a parte superior e quase metade de outro novelo para a base e abertura. O produto final ficou com 40 cm de diâmetro e 33 cm de altura.

IMG_5944

Passo a passo

Ponto baixo – pb

Ponto baixo 2 juntos (diminuições em pb)

Ponto baixíssimo – pbxmo

Base ou Chão

Volta 1 (lado certo): fazer 4 corr e juntar com pbxmo formando anel; 1 corr; 6 pb dentro do anel. Colocar marcação no 1º ponto reposicionando-a a medida que completar as voltas.

Volta 2: 2 pb em cada corr por toda volta (12)

Volta 3: *2 pb na primeira corr, 1 pb na corr seguinte*. Repetir sequência * * até o final (18)

Volta 4:  *2 pb na primeira corr, 1 pb nas 2 corr seguintes*. Repetir sequência * * até o final (24)

Volta 5: *2 pb na primeira corr, 1 pb nas 3 corr seguintes*. Repetir sequência * * até o final (30)

Volta 6: *2 pb na primeira corr, 1 pb nas 4 corr seguintes*. Repetir sequência * * até o final (36)

Volta 7: *2 pb na primeira corr, 1 pb nas 5 corr seguintes*. Repetir sequência * * até o final (42)

Volta 8: *2 pb na primeira corr, 1 pb nas 6 corr seguintes*. Repetir sequência * * até o final (48)

Volta 9: *2 pb na primeira corr, 1 pb nas 7 corr seguintes*. Repetir sequência * * até o final (54)

Volta 10: *2 pb na primeira corr, 1 pb nas 8 corr seguintes*. Repetir sequência * * até o final; juntar com pbxmo no 1º pb (60)

Finalizar e remover marcação

Volta 11: juntar o fio da outra cor com pbxmo; 1 corr; 1 pb em cada corr em toda volta; fechar com pbxmo (60)

Colocar marcação no 1º ponto e reposicionar a medida que completar as voltas

Voltas 12 e 13: 1 corr; 1 pb em cada corr por toda volta; fechar com pbxmo no 1º pb. Remover marcação ao final da 3ª volta.

Abertura ou porta

Agora, trabalhamos em carreiras em vez de voltas.

Carr 14: 1 corr; 1 pb nas próx 54 corr, deixando as 6 últ corr não trabalhadas

Carr 15 (lado contrário): 1 corr, virar; 2 pb juntos; 1 pb nas próx 50 corr; 2 pb juntos (52)

Carr 16 – 20: 1 corr; virar; 1 pb em cada corr por toda carr

IMG_5977

Parte superior

Agora, trabalhamos em voltas novamente. Começam as diminuições em pontos baixos (2 pb juntos). Veja o vídeo da Edinir-Croche, se tiver dúvidas em como fazer as diminuições.

Volta 21: (delimitando a abertura) 1 corr; virar; 2 pb nas próx 2 corr; 1 pb nas próx 48 corr; 2 pb nas últ 2 corr; fazer 4 corr (“teto” da abertura); fechar com pbxmo no 1º pb (do outro lado da abertura)

Volta 22 (lado certo): 1 corr; virar; 1 pb nas próx 4 corr; 1 pb em cada corr por toda volta. Não fechar, pois continuaremos em espiral (60)

Colocar marcação no 1º ponto reposicionando-a a medida que completar as voltas.

Volta 23: *1 pb nas próx 10 corr, 2 pb  juntos na corr seguinte*. Repetir sequência por toda volta. (55)

Volta 24: *1 pb nas próx 9 corr, 2 pb juntos na corr seguinte*. Repetir sequência por toda volta. (50)

Volta 25: *1 pb nas próx 8 corr, 2 pb juntos na corr seguinte*. Repetir sequência por toda volta. (45)

Volta 26: *1 pb nas próx 7 corr, 2 pb juntos na corr seguinte*. Repetir sequência por toda volta. (40)

Volta 27: *1 pb nas próx 6 corr, 2 pb juntos na corr seguinte*. Repetir sequência por toda volta. (35)

Volta 28: *1 pb nas próx 5 corr, 2 pb juntos na corr seguinte*. Repetir sequência por toda volta. (30)

Volta 29: *1 pb nas próx 4 corr, 2 pb juntos na corr seguinte*. Repetir sequência por toda volta. (25)

Volta 30: *1 pb nas próx 3 corr, 2 pb juntos na corr seguinte*. Repetir sequência por toda volta. (20)

Volta 31:  2 pb juntos por toda volta. (10)

Volta 32:  2 pb juntos por toda volta. (5)

Acabamento da abertura

Pelo lado certo, junte a linha que você usou na base ou chão com pbxmo, em qualquer ponto da abertura. Faça 1 corr e trabalhe pb por toda volta da abertura. Feche com pbxmo. Finalize.

Se quiser uma abertura maior, deixe mais correntes não trabalhadas na carreira 14.

IMG_5966

Sua caverna está pronta! Use a mesma cor, cores diferentes, listrada, de bolinhas…vai ficar linda de qualquer jeito!

Fiz outra com abertura maior.

IMG_6600

IMG_6606

Vou fazer outra, uma amarelinha! 😉