FAIXA DE CABELO DE CROCHÊ

Estava na hora de variar projetos e usar a lã que tinha sobrado da gola de crochê, então, resolvi fazer uma faixa para cobrir as orelhas, protegendo-as do frio. Achei um tutorial bem legal em inglês. É bem fácil e há vários tutoriais no YouTube, você pode escolher de acordo com seu nível de desenvolvimento. Achei esse bem fácil.

faixa

Seguem a transcrição do vídeo e meus comentários:

Inicialmente, devemos medir a circunferência da cabeça. Ela não fala o tamanho do fio nem da agulha, mas podemos ver que a agulha é 5,5 mm, então, podemos procurar uma linha de acordo. Eu fiz com a linha sedificada da Pinguin, que é 70% acrílico e 30% lã, e que no rótulo indica o uso da agulha 5 mm.

Começar com o nó inicial e fazer 15 corr. Inserir a agulha na 2ª corr a partir da agulha de modo que duas alças da corr fiquem na parte de cima da agulha e uma alça apareça na parte inferior da agulha. Fazer p.b até o final da carr, após o últ p.b, fazer uma corr e virar o trabalho. Seguir este padrão até atingir o tamanho necessário (aquele da circunferência que você mediu). Lembre-se de fazer uma corr ao final de cada carr antes de virar o trabalho e de pular a primeira corr sempre que iniciar a carr.

Ela fez 59 carr e a faixa um pouco menor (19 polegadas=48,5 cm) do que a medida da cabeça (22 polegadas=56 cm) porque devemos levar em conta que a faixa estica, e se fizermos o tamanho exato a faixa fica larga. Foi o que aconteceu comigo…Ela recomenda que crocheteiras iniciantes façam a medida exata ou um pouco maior, uma vez que a tendência é fazer pontos muito apertados. Acho melhor ir fazendo e testando o tamanho na sua cabeça mesmo, sempre dando uma esticadinha para ver se já chegou no ponto ideal.

Depois de fazer a faixa, fazemos um versão menor dela, da mesma maneira, só que agora fazemos 7 corr e 10 carr de p.b. Ao final, fechar com p.bxmos ou costurar com agulha de tapeçaria, assim, ficamos com um tubinho. Passamos a faixa por dentro do tubinho até ele ficar no centro. Agora é só juntar as duas extremidades da faixa e fechar com p.bxmos ou costurar com agulha de tapeçaria. Dê o acabamento necessário e vire a faixa escondendo as pontas dos fios.

Rapidinho de fazer, útil e bonito. Vamos aproveitar que o inverno está chegando!IMG_2251

Com a chegada do inverno novamente e agora mais frio do que o ano anterior, me pediram para fazer faixas para proteger as orelhas. Fiz com uma com pontos diferentes: só ponto alto, ponto baixo, meio ponto alto e ponto puff.

Sempre usando minha cabeça como modelo 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s