SANDALINHA DE CROCHÊ

Durante minha temporada de obsessão por sapatinhos, encontrei essa lindeza no blog http://thislovelylife-blog.blogspot.co.nz/2013/03/todays-crochet.html?m=1. É simples de fazer e é simplesmente linda!

IMG_7121

IMG_7119

Segui a receita do blog integralmente, porém, você pode utilizar qualquer passo a passo de sola da sua preferência. Já usei um que considero bem prático e pau pra toda obra. É este esquema aqui, todo em ponto alto:

sapatinho

Nesta receita você deverá fazer quatro solas, duas para cada sandália. Esta receita traduzida calça bebês de 0-3 meses. Entre parênteses está a quantidade de pontos para que o sapato fique um pouco maior. Porém, se você estiver pensando em fazer para bebês maiores, procure solas de tamanhos maiores, existem várias receitas na internet. O esquema acima resulta em sola de 10 cm; em geral, adequada para bebês entre 4 e 6 meses. O ideal é que você tenha a medida certa do pé do bebê.

Utilizei linha Camila e agulha 3 mm. Você também pode usar linha dupla e agulha maior ou outro tipo linha e outros tamanhos de agulha. Faça suas experiências e use sua criatividade.

Os valores entre parênteses ao final de cada volta, no pap, indicam a contagem total de pontos trabalhados em cada uma.

Pontos utilizados:

Corrente: corr

Ponto baixo: pb

Meio ponto alto: mpa

Ponto alto triplo: pat

Passo a passo

Sola (duas para cada sandália) A sola é trabalhada em voltas

Volta 1: Faça 9 corr; 2 pb na 2ª corr a partir da agulha; 4 (5) pb; 2 mpa; fazer 8 mpa na últ corr. Agora, passando para o outro lado, 2 mpa; 4 (5) pb; fazer 2 pb na últ corr. (24, 26)

Volta 2: 2 pb no primeiro pb da volta ant; 2 pb na próx corr; 7 (8) pb; 2 pb em cada uma das próx 6 corr; 7 (8) pb; fazer 2 pb nas próx duas corr. (34, 36)

Volta 3: 2 pb; fazer 2 pb na próx corr; 10 (11) pb; fazer 2 pb nas próx duas corr; 4 pb; fazer 2 pb nas próx duas corr; 10 (11) pb; fazer 2 pb na próx corr; 2 pb. Finalizar (40, 42)

Faça a segunda sola do mesmo jeito, mas sem finalizar. Coloque os dois lados “errados” ou avessos da sola juntos, um virado para o outro. Junte com pbxmos por toda a volta (40, 42).

Agora sim, finalize.

Parte de trás (calcanhar) Trabalhando em carreiras

Pé direito: 

Olhando para sua sola, conte 9 correntes para a esquerda a partir do meio do calcanhar. Insira a agulha e puxe a linha de outra cor (ou da mesma cor, se preferir fazer uma sandália de uma cor só). Faça 1 corrente.

OBS: Você pode variar essa distância, contando mais ou menos correntes. Vá olhando a distância e veja se te agrada.

Carr 1: fazer 16 (18) mpa, acabando na mesma posição do outro lado da sola. Vire.

Carr 2: 1 mpa na próx corr e nas seguintes até o outro lado. Vire. (15, 17)

Carr 3: repetir a carr 2 (14,16)

Carr 4: repetir a carr 2 (13, 15)

Carr 5: fazer 13 (15) corr. Virar. 1 pb na 5ª corr a partir da agulha (espaço para o botão), trabalhando na parte de cima da corrente; 8 (10) pb. (9, 10). Esta é a alça da sandália.

Carr 6: 12 (14) mpa. Finalizar.

Pé esquerdo:

Iniciando pelo mesmo lado do pé direito, repetir as carreiras de 1-4. Virar.

Carr 5: 12 (14) mpa. Fazer 13 (15) correntes.

Carr 6: Agora, trabalhando na parte de baixo, fazer 1 pb na 5ª corr a partir da agulha; 8 (10) pb; fechar com pbxmo. Finalizar. (9, 10) Esta é a alça da sandália.

Laço

Fazer 4 corr; pbxmo na primeira corr pra formar um anel.

*Fazer 5 corr (que é a altura do ponto alto triplo); 3 pat dentro do anel; 5 corr; pbxmo no anel*. Repetir esta sequência mais uma vez.

Deixe um pedaço grande de linha e corte. Utilize este pedaço para enrolar no meio do laço 6 vezes ou quantas vezes você achar necessário. Finalize.

Prender o laço na sola:

Com agulha de tapeceiro, dê um espaço de duas correntes entre a parte de trás (calcanhar) e o laço para começar a costurá-lo na sola, prendendo nas cinco correntes correspondentes. Depois de prender um lado, deslize a agulha por entre as duas solas e costure o laço do outro lado. Finalize.

Está pronta sua sandália! Agora, é só escolher os botões. Dê uma olhada nas fotos do blog original para te ajudar. Qualquer dúvida, entre em contato.

Olhem como fica fofa! Esta aqui, fiz com uma sola apenas. 🙂

IMG_7206

IMG_7249