MANTA PADRÃO ZIG ZAG

Quando me pediram uma manta de bebê azul marinho, pensei que ficaria sério demais, mas aproveitei a oportunidade para aprender mais alguma coisinha. Esta coisinha foi o padrão em zig zag ou em ondas. É tão lindo! Não poderia ser só azul marinho, escuro demais…então, misturei o branco. Ficou um pouco “adulto” demais, mas duvido que o bebê dono da manta em ondas encontre outro tão elegante quanto ele

Encontrei um tutorial em vídeo na internet em inglês do blog CrochetHooksYou bom para acompanhar a realização da sequência dos pontos. Traduzi o passo a passo. Não tem mistério, é muito mais fácil do que a gente imagina.

Usei, neste trabalho, quatro novelos de 100g da linha Balloon da Pinguin, dois na cor azul marinho e dois brancos. Gastei dois novelos inteiros de cada cor e parte dos outros dois. O tamanho final sem as franjas foi 73×67,5cm e 94×67,5cm com as franjas. Se você quiser maior, vá em frente, mas lembre-se de salvar um pouco para a franja. A agulha utilizada foi a 5mm.

Para criar o padrão zig zag ou ondas precisamos de 12 correntes, ou seja, para cada “V” criado (pedaço de onda) utilizamos 12 correntes. Então, o número de correntes que teremos que fazer tem que ser múltiplo de 12 (cada pedaço de onda) + 3 (três correntes adicionais para virar).IMG_5026

A minha manta com 73cm de largura ficou assim: 12+12+12+12+12+12+12+12+12+3=111 correntes. Se você quiser uma manta maior, faça mais grupos de 12+3.

Fiz 13 ondas (camadas com 4 carreiras cada) alternando azul marinho e branco. Depois de fazer a corrente, conte 11 correntes de trás para frente e coloque uma marcação.

Passo a passo

Fazer 111 corr

Carr 1: 1 pa na 4ª corr a partir da agulha; *1 pa nas próx 3 corr; 2 pa juntos (2 vezes); 1 pa nas próx 3 corr; 2 pa nas próx 2 corr*. Repetir a sequência (* *) até chegar nas 11 últ corr. Retirar a marcação e fazer 1 pa nas próx 3 corr; 2 pa juntos (2 vezes); 1 pa nas próx 3 corr; 2 pa na últ corr. Virar e colocar a marcação de novo.

Carr 2: 3 corr; 1 pa no mesmo espaço da corr inicial; *1 pa nas próx 3 corr; 2 pa juntos (2 vezes); 1 pa nas próx 3 corr; 2 pa nas próx 2 corr*. Repetir (* *) até chegar na marcação; retirar a marcação; 1 pa nas próx 3 corr; 2 pa juntos (2 vezes); 1 pa nas próx 3 corr; 2 pa no topo da corr inicial da carr anterior. Virar.

Repetir a carreira 2 alternando cores a cada 4 carreiras. No final da 4ª carreira (uma camada completa), finalizar; virar e colocar a outra cor fazendo ponto baixíssimo (pbxmo) no 1º ponto alto (pa).

Repita até o tamanho que você quiser. O link para como fazer a franja encontra-se num post mais antigo, dê uma olhada no vídeo, super tranquilo de fazer.

IMG_5354

A minha próxima manta será bem colorida!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s