PANTUFAS DE CROCHÊ PARA ADULTOS

Novo desafio, fazer sapato de crochê para adultos! A pedido da minha filha, aceitei o desafio de fazer uma pantufa. Fui bem sucedida e, agora, seus pés ficarão quentinhos e coloridos!

Achei um tutorial em vídeo, em inglês da happyberry. Na mesma página, está o passo a passo que traduzi aqui.

IMG_5095

Se vocês repararem bem, a abertura do pé direito ficou maior do que a do esquerdo…Este desafio continua, fazer um pé igual ao outro.

Utilizei linha grossa 100% poliéster e agulha 5,5 mm, como pede a receita.

IMG_3221

Material Necessário

  • 1 novelo de 100g de linha grossa
    • Agulha 5,5 mm
    • Tesoura e agulha de tapeçaria

Tamanho final

Jovens e adultos – 37/38/39

Observações:

Para tamanhos maiores ou menores, faça mais ou menos voltas entre as carreiras 6-13 ou 14-22.

Para pantufas mais finas ou mais largas, faça mais ou menos correntes no início ou faça menos carreiras de aumentos no início.

Passo a passo

Pantufa esquerda

Carr 1: Faça 9 corr; 2 mpa na 2ª corr a partir da agulha; 1 mpa nas próx 6 corr; 5 mpa na últ corr. Voltando na corrente de base, fazer 1 mpa na 2ª corr (a 1ª corr foi a últ da carr anterior, aonde você fez 5 mpa); 1 mpa nas próx 5 corr; 3 mpa na últ corr (22 corr no total)

Carr 2: Sem fechar as carr a partir daqui, fazer 1 mpa nas próx 10 corr; 2 mpa nas próx 2 corr; 1 mpa nas próx 10 corr (24)

Carr 3: 1 mpa nas próx 11 corr; 2 mpa na próx corr; 1 mpa na próx corr; 2 mpa na próx corr; 1 mpa nas próx 10 corr (26)

Carr 4: 1 mpa nas próx 12 corr; 2 mpa na próx corr; 1 mpa nas próx 2 corr; 2 mpa na próx corr; 1 mpa nas próx 10 corr (28)

Carr 5: 1 mpa nas próx 13 corr; 2 mpa na próx corr; 1 mpa nas próx 3 corr; 2 mpa na próx corr; 1 mpa nas próx 10 corr (30)

Carr 6 – 13: 1 mpa em cada corr por toda a volta (30)

Carr 14: 1 mpa nas próx 25 corr; 1 corr (não conta como ponto), VIRE; 1 mpa na 1ª corr e nas próx 20 corr (21 – agora só contamos 21 corr)

Carr 15 – 22: Fazer 1 corr; virar; 1 corr na 1ª corr e nas próx 20 corr (21)

Carr 23: Fazer 1 corr; virar; 2 mpa juntos 5 vezes; 1 mpa na próx corr; 2 mpa juntos 5 vezes (11)

Carr 24: Fazer 1 corr; virar; 2 mpa juntos 2 vezes; 3 mpa juntos; 2 mpa juntos 2 vezes (5)

Carr 25: Fazer 1 corr; virar; 2 mpa juntos; 1 mpa na próx corr; 2 mpa juntos (3)

Carr 26: Fazer 1 corr; virar; 3 mpa juntos (1) Fechamento

Carr 27: Em qualquer lugar, na parte detrás da pantufa, trabalhe pontos baixos (pb) ao redor da abertura e feche com pbxmo. Se você quiser colocar o detalhe em outra cor, pegue o fio e faça pbxmos ao redor da abertura. (Aqui a contagem não é importante)

Nota: Fiz tudo com a mesma linha e o acabamento em pbxmos ao redor da abertura.

Pantufa Direita

Carr 1: Faça 9 corr; 2 mpa na 2ª corr a partir da agulha; 1 mpa nas próx 6 corr; 5 mpa na últ corr. Voltando na corrente de base, fazer 1 mpa na 2ª corr (a 1ª corr foi a últ da carr anterior, aonde você fez 5 mpa); 1 mpa nas próx 5 corr; 3 mpa na últ corr (22 corr no total)

Carr 2: Sem fechar as carr a partir daqui, fazer 2 mpa na próx corr; 1 mpa nas próx 20 corr; 2 mpa na últ corr (24)

Carr 3: 1 mpa na próx corr; 2 mpa na próx corr; 1 mpa nas próx 21 corr; 2 mpa na últ corr (26)

Carr 4: 1 mpa nas próx 2 corr; 2 mpa na próx corr; 1 mpa nas próx 22 corr; 2 mpa na últ corr (28)

Carr 5: 1 mpa nas próx 3 corr; 2 mpa na próx corr; 1 mpa nas próx 23 corr; 2 mpa na últ corr (30)

Carr 6 – 28: igual à pantufa esquerda

IMG_5100

Adoro quando acabo um projeto e aprendo mais alguma coisa! Pés quentinhos e coloridos!

Vamos tentar outro modelo?