SAPATILHA DE CROCHÊ PARA ADULTO (MARY JANE)

Quando vi a sapatilha no blog thelittlehousebythesea, tive certeza de que faria. No início, fiquei um pouco assustada com o passo a passo enorme, mas foi muito mais fácil do que eu esperava. É ótima para as friorentas e aquelas que moram em locais mais frios.

Busquei dentre as minhas linhas aquela adequada para ser trabalhada com agulha 5 mm. A receita pede um novelo de 50g ou 82m da linha principal e poucos metros da segunda, o suficiente para dar duas voltas na abertura e fazer a alça. Usei um novelo de 100g e sobrou muita linha. Peguei uma outra linha que sobrara de outro trabalho para ser minha segunda cor. Gostei demais da combinação!

IMG_5235

Como as instruções do passo a passo estão em inglês britânico, ou seja, com a nomenclatura diferente da americana, é preciso tomar cuidado para não confundir. Ela é toda feita com ponto baixo (pb). Aqui vai o passo a passo – pap – traduzido.

Passo a passo

Iniciamos pela frente da sapatilha fazendo voltas em vez de carreiras, portanto, trabalhamos em espiral.

Frente

Volta 1: Fazer 6 corr; 1 pb na 2ª corr a partir da agulha; 1 pb nas próximas 3 corr; 3 pb na últ corr. Passando para o outro lado da corr, fazer 1 pb nas próx 3 corr; 2 pb na últ corr (12)

Volta 2: 1 pb nas próx 5 corr; 3 pb na próx corr; ; 1 pb nas próx 5 corr; 3 pb na próx corr (16)

Volta 3: 1 pb nas próx 6 corr; 3 pb na próx corr; 1 pb nas próx 7 corr; 3 pb na próx corr; 1 pb na próx corr (20)

Volta 4: 1 pb nas próx 7 corr; 3 pb na próx corr; 1 pb nas próx 9 corr; 3 pb na próx corr; 1 pb nas próx 2 corr (24)

Volta 5-6: 1 pb em cada corr (24)

Sola

A sola se continua a partir da frente, mas agora o trabalho é feito em carreiras.

Carr 1: 1 pb nas primeiras 8 corr da volta 6. Marcar a 1ª e a última corr da carreira (ver figura 2 no blog); fazer 1 corr; virar (8)

Carr 2: 1 pb em cada corr; 1 corr; virar (8)

Carr 3-13: repetir carr 2

Carr 14: 2 pb na 1ª corr; 1 pb nas próx 6 corr; 2 pb na últ corr (10); 1 corr; virar

Carr 15-19: 1 pb em cada corr; 1 corr; virar (10)

Carr 20: 2 pb na 1ª corr; 1 pb nas próx 8 corr; 2 pb na últ corr; 1 corr; virar (12)

Carr 21-23: 1 pb em cada corr; 1 corr; virar (12)

Carr 24: 1 pb nas primeiras 2 corr; 2 pb juntos; 1 pb nas próx 4 corr; 2 pb juntos; 1 pb nas últ 2 corr; 1 corr; virar (10)

Carr 25: 1 pb nas primeiras 2 corr; 2 pb juntos; 1 pb nas próx 2 corr; 2 pb juntos; 1 pb nas 2 últ corr; 1 corr; virar (8)

Carr 26: 1 pb nas próx 2 corr; 2 pb juntos; 2 pb juntos; 1 pb nas 2 últ corr; 1 corr; virar (6)

Carr 27: 1 pb na 1ª corr; 2 pb juntos; 2 pb juntos; 1 pb na últ (4); NÃO VIRAR. Marcar a 1ª e a últ corr das carr 26 e 27

IMG_5225IMG_5197

Laterais

Agora, trabalhamos em espiral (voltas) novamente.

Volta 1: Com a parte traseira da sola virada pra você, faça 1 pb na lateral de cada carr (26); 1 pb em cada corr da frente (17); 1 pb em cada lateral da carr do outro lado da sola (26); 1 pb nas 4 corr de trás (73)

Nota: mova as marcações à medida que progride. A partir da volta 3 até a 6, faremos diminuições.

Volta 2: Repetir volta 1

Volta 3: 2 pb juntos; 1 pb nas próx 22 corr; 2 pb juntos; 2 pb juntos; 1 pb nas próx 13 corr; 2 pb juntos; 2 pb juntos; 1 pb nas próx 22 corr; 2 pb juntos; 1 pb nas últ 4 corr (67)

Volta 4: 2 pb juntos; 1 pb nas próx 20 corr; 2 pb juntos; 2 pb juntos; 1 pb nas próx 11 corr; 2 pb juntos; 2 pb juntos; 1 pb nas próx 20 corr; 2 pb juntos; 1 pb nas últ 4 corr (61)

Volta 5: 2 pb juntos; 1 pb nas próx 18 corr; 2 pb juntos; 2 pb juntos; 1 pb nas próx 9 corr; 2 pb juntos; 2 pb juntos; 1 pb nas próx 18 corr; 2 pb juntos; 1 pb nas últ 4 corr (55)

Volta 6: 2 pb juntos; 1 pb nas próx 16 corr; 2 pb juntos; 2 pb juntos; 1 pb nas próx 7 corr; 2 pb juntos; 2 pb juntos; 1 pb nas próx 16 corr; 2 pb juntos; 1 pb nas últ 4 corr (49). Corte a linha.

IMG_5196

As duas últimas voltas (7 e 8) são trabalhadas com linha de outra cor. Antes de prosseguirmos, vamos começar a fazer a alça da sapatilha. Ela só será finalizada na volta 7!

Alça

Fazer 5 corr; pbxmo na corr mais longe da agulha (5ª corr a partir da agulha), formando anel que será a casa do botão (botões com até 1,5cm); fazer 16 corr

Pé esquerdo

Volta 7: insira a corr da alça no lado direito, na 8ª corr a partir do canto direito da parte da frente (figura 5 do blog). Continue as diminuições (você está indo para a parte de trás): 1 pb nas próx 7 corr; 2 pb juntos; 1 pb nas 4 corr de trás; (indo para o outro lado) 2 pb juntos; 1 pb nas próx 14 corr; 2 pb juntos; 2 pb juntos; 1 pb nas próx 5 corr (ao longo do arco frontal); 2 pb juntos; 2 pb juntos (voltando para o lado de inserção da alça); 1 pb nas próx 7 corr (o últ pb entra na mesma corr aonde você inseriu a corr da alça). Continue com 1 pb ao longo da corr da alça (16 pb de um lado; 5 pb no anel e 16 pb do outro lado da corrente)

Volta 8 (igual para ambos os pés): 1 pb em cada corr até chegar na alça novamente. Finalizar e prender o botão.

IMG_5224

Meu pé esquerdo.

Pé direito

Volta 7: insira a corr da alça no lado esquerdo, na 8ª corr a partir do canto direito da parte da frente. Continue as diminuições (você está indo para a parte da frente): 1 pb nas próx 6 corr; 2 pb juntos; 2 pb juntos; 1 pb nas 5 corr (ao longo do arco frontal) 2 pb juntos; 2 pb juntos; 1 pb nas próx 14 corr; 2 pb juntos;  1 pb nas próx 4 corr; 2 pb juntos; 1 pb nas próx 8 corr (o últ pb entra na mesma corr aonde você inseriu a corr da alça). Continue com 1 pb ao longo da corr da alça (16 pb de um lado; 5 pb no anel e 16 pb do outro lado da corrente)

Foi importante pra mim ter as figuras do blog e dar uma lida geral antes de começar. Qualquer dúvida ou se encontrarem algum erro na tradução do pap, por favor, entrem em contato!

IMG_5228

Experimentem! Vocês vão ficar surpresas com o resultado, eu fiquei maravilhada!