Manta em Tecido para Bebê

Amigas grávidas e amigos “grávidos”! Bebês nascendo durante o verão carioca…Sempre faço mantas de crochê, mas resolvi variar e fazer mais leve e mais adequada para o Rio 40 graus.

Há um blog de costura que eu adoro, A Costureirinha, com uma coleção de vídeos chamada “Descomplica”. São projetos para iniciantes em costura com ideias e dicas super legais. Lá, encontrei a manta feita com tricoline e flanela; achei perfeita para meu projeto.

No vídeo, ela explica e demonstra tudo direitinho e aí, você entra com suas ideias e criatividade. Usei para o meu projeto dois tecidos de tricoline de algodão liso (cinza e amarelo) e um com estampa de vikings. O pai do bebê adora esses guerreiros vikings, e ter esse tecido foi a glória! Usei flanela 100% algodão amarela para a face interna da manta.

img_0792

No vídeo, sempre há o material necessário e as medidas, porém, às vezes, temos que adaptar. Fiz as faixas nas medidas adequadas para o tamanho da minha manta, que foi um pouco menor, e ainda ficou bem grande! A próxima será menor ainda.

O meu quadrado ficou com 80 cm. Então, cortei assim: quadrado de flanela com 80 cm, duas faixas de tecido estampado com 80 cm de largura e 27 cm de altura e duas faixas cinzas com 80 cm de largura e 17 cm de altura, contando com as margens de costura de 1 cm.

Depois de costurar as quatro faixas, cada uma delas terá 2 cm de altura a menos. Ou seja, duas estampadas com 25 cm cada e duas lisas com 15 cm cada, totalizando 80 cm – mesmo tamanho da flanela que ficará embaixo (25+25+15+15= 80).

As medidas do barrado foram: quatro faixas de 100 cm de largura e 22 cm de altura. Esse barrado embutido é muito legal, foi uma ótima dica da Costureirinha!

img_0769

É muito importante passar a ferro, esteja com ele sempre à mão!

img_0774

Estou sempre aprendendo alguma coisa a cada novo projeto. Achei esse barrado embutido genial! Outra coisa foi usar linhas de cores diferentes, por exemplo, usar a linha amarela na bobina e a cinza no carretel deu um capricho a mais no resultado final, quase não percebemos a costura na flanela amarela. 🙂

Veja o vídeo clicando no “Descomplica” ou procure outro que goste mais e dê asas à sua criatividade. É um projeto bem rápido de fazer e um lindo presente! A minha já está embrulhada e pronta para ser entregue. ❤

img_0787-2

Hoje, entreguei mais uma, outro menininho a caminho! Para esta, usei duas estampas diferentes e mais duas cores.

manta

Mesma flanela amarela e mesmas medidas. Adorei, como é bom combinar tecidos!

manta-tecido6

manta-tecido13

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s