Mochila em Crochê

Uma amiga perguntou se eu fazia mochila…nunca fiz, mas faço! Comecei a pesquisar e acabei juntando uma coisa de uma receita, uma de outra e, somando ao aprendizado adquirido com as bolsas, saiu a mochila. Uma mochilinha para sair.

Fiz e desfiz duas vezes, só fiquei satisfeita na terceira. A primeira estava enorme e muito pesada, a segunda estava redonda mais pareceida com cesto do que com mochila e a terceira pequena e quadrada me agradou mais.

Usei fio de malha Guarani e agulha 9 mm, zíper de 35 cm e tecido de caveira mexicana para o forro. Fiz a base e o corpo da mochila com pontos altos e a aba com pontos baixos.

Fiz a base maior para que a mochila pudesse ficar em pé e segui a receita desta base de bolsa, porém, só fiz as duas voltas iniciais (iniciei com 20 correntes):

Volta 1: 1 pa na 3ª corr a partir da agulha, fazer quatro vezes (5 pa no total incluindo as 2 corr iniciais). Continuar com 1 pa nas corr seguintes (16), 5 pa na últ corr. Continuar com pa do outro lado (16), pbxmo no topo das 2 corr iniciais. (42 total incluindo as 2 corr iniciais)

Volta 2: 2 corr, 1 pa na 1ª corr, 2 pa em cada uma das 4 corr seguintes (10, incluindo 2 corr iniciais). Continuar com 1 pa nas corr seguintes (16), 2 pa em cada uma das 5 corr seguintes (10), continuar com pa (16), pbxmo no topo das 2 corr iniciais. (52 total incluindo as 2 corr iniciais)

img_0797-2

Para começar a subir fiz duas correntes e continuei a fazer os pontos altos pegando só a alça detrás das correntes. A partir daí, fiz 12 voltas de pontos altos (pa) normalmente, atingindo a altura que eu desejava.

Na última volta, fiz uma carreira de pontos baixos (pb) pegando a alça interna da corrente para iniciar a aba e dar aquele efeito de costura. A partir de então, trabalhei em carreiras de pontos baixos até atingir o tamanho desejado. Então, fiz o acabamento com pontos baixíssimos (pbxmos) por toda a volta.

Cortei tiras de 42 cm para as franjas e prendi em grupos de três. Fiz o forro baseado na receita de necessaire do vídeo da Costureirinha. É o que funciona melhor para mim; sempre fica bom, o zíper fica perfeito.

mochila-luise14

mochila-luise18

mochila-luise15

Fiz as alças com 55 cm cada e, como sempre, aprendi uma coisa nova: alças em forma de corda. Encontrei um vídeo em inglês bem facil de entender. Estava querendo fazer essa alça há muito tempo…missão cumprida!

mochila-luise9

mochila-luise31-2

❤ ❤ ❤

Fez tanto sucesso que a outra neta da minha amiga também quis. Fiz na cor vinho e com o fio de malha Guarani. Usei a mesma agulha 9 mm, mas como o fio desse rolo estava bem mais grosso, a mochila ficou maior e mais pesada. Em vez de 12 voltas fiz 8.

mochilamanuela4

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s